Caótico trânsito de João Monlevade

Trânsito na Av[1]. Getúlio Vargas
Década de 1970 – Século XX

DSC09480
2009 – Século XXI

Na quinta-feira, 14/05/2009, às 18:30hs, no Auditório da Câmara Municipal de João Monlevade, tive a oportunidade de apresentar um anteprojeto com sugestões para o caótico trânsito do centro de João Monlevade.
Tomei esta iniciativa por muitas pessoas criticarem e nunca apresentarem alguma solução. Este anteprojeto é dinâmico, ou seja, ele absorve mais sugestões e/ou retira outras em detrimento de melhores. Utilizei de várias referências (bibliográficas, internet, etc.) e de minhas observações por onde passei. Repito: NÃO SOU TÉCNICO NA E NEM DA ÁREA. Sou curioso, observador e estudioso.
A exploração dos recursos naturais já ultrapassou o limite que a Terra pode suportar, mas, o consumo consciente pode levar a uma sociedade mais sustentável e justa. Em cada ato de consumo o consumidor consciente procura considerar as escolhas que permitam dar sustentabilidade ao consumo atual e o de futuras gerações.

PALAVRAS-CHAVES

EDUCAÇÃO (Pedestre (portador ou não de necessidades especiais), ciclista, motociclista, automobilista, motorista de ônibus, caminhoneiros, etc.);
MOBILIDADE URBANA (Pedestre (portador ou não de necessidades especiais), ciclista, motociclista, automobilista, motorista de ônibus, caminhoneiro, etc.);
Utilização de transportes urbanos comuns e alternativos, em harmonia e equilíbrio e respeito mútuo, com eficiência na mobilidade urbana (eis a solução: uma maior mobilidade no trânsito). A mobilidade urbana está na Constituição Federal nos artigos 21 (inciso XX) e 182, e possui como objeto a interação dos deslocamentos de pessoas e bens com a cidade;
ACESSIBILIDADE URBANA medida mais direta dos efeitos de um sistema de transporte = facilidade de se atingir os destinos desejados;
SUSTENTABILIDADE

MOBILIDADE URBANA SUSTENTÁVEL
É o resultado de um conjunto de políticas de transporte e circulação que visam proporcionar o acesso amplo e democrático ao espaço urbano, através da priorização dos modos de transporte coletivo e não motorizados, de forma efetiva, socialmente inclusiva e ecologicamente sustentável.

Não há cidade perfeita. Mesmo as planejadas terão problemas futuros, pois, o planejamento visa o momento e um futuro próximo.

A cidade sustentável é:

Uma cidade justa
Uma cidade bonita
Uma cidade criativa
Uma cidade ecológica
Uma cidade fácil
Uma cidade compacta e policêntrica
Uma cidade diversificada

É PRECISO EDUCAR E ESTIMULAR:

ANDAR À PÉ;

CICLISMO;

TRANSPORTE COLETIVO;

TRANSPORTE SOLIDÁRIO (CARONA SOLIDÁRIA).

Para solucionar os problemas e/ou resolver as crises não podemos usar dos mesmos métodos que os criaram.

Anúncios

2 Respostas to “Caótico trânsito de João Monlevade”

  1. Teotino Damasceno Filho Says:

    Caro Marcelo,

    Gostaria de saber se o Chefe do Setran participou da audiência pública.

    Obrigado.

    Teotino.

    • bocaonopulpito Says:

      Caro Teotino,
      agradeço-lhe a visita ao blog.
      Informo-lhe que, segundo a Meire, secretária da Câmara municipal de João Monlevade, vários convites foram enviados às autoridades ligadas direta ou indiretamente com o trânsito de João Monlevade, mas não houve confirmação da presença de quase ninguém, assim como, nem a confirmação e nem a presença do Chefe do Setran.
      Ou meu anteprojeto não foi levado à sério ou não estão abertos à sugestões, ou o trânsito de João Monlevade não está tão caótico assim.
      Dever-se-ia escutar mais quem está todos os dias no trânsito.
      Abraços.
      Marcelo

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: