Slow Food

logo_testata-slow2

Em contrapartida ao movimento Fast Food (comida rápida) e uma de suas vertentes, a Street Food (comida de rua) criado nos EUA na década de 1920, o Slow Food (comida lenta) é um movimento criado em 1989, por Carlo Petrini (cozinheiro italiano), com várias vertentes: Slow Food (em prol de alimentos orgânicos, produtores locais, preservação de cultura gastronômica), Cittaslow (a favor de uma vida menos frenética nas cidades, preservação de edifícios históricos e o “mundo homogêneo”), Slowth (redução do limite de velocidade no trânsito, em prol de chegar em menos tempo no destino – como na fábula infantil “A Lebre e a Tartaruga”), dentre outros.
O Slow Movement propõe uma grande revisão e revolução dos valores da vida contemporânea. O movimento tem o mote de o ser humano precisar de atenção e calma para realizar com êxito suas tarefas e necessitar de atenção e aprofundamento nas relações sociais.
O movimento tem como missões:
A) Defesa da biodiversidade
Pretende-se desfrutar de excelentes alimentos e bebidas em conjunto com esforços para proteger os diversos grãos, vegetais, frutas e produtos animais tradicionais que estão desaparecendo em prevalência dos alimentos produzidos por agro-negócios. Slow Food pretende proteger o patrimônio culinário e criou uma fundação voltada para a biodiversidade.
B) Educação do sabor
Slow Food ajuda as pessoas a redescobrirem o prazer de alimentar-se e compreenderem a importância de entender de onde a sua comida é proveniente, quem faz e como é feita.
C) Ligação entre produtores e co-produtores
Slow Food organiza feiras, mercados e eventos locais e internacionais onde consumidores podem encontrar os produtores, além de provar alimentos de excelente qualidade.

Referências
http://www.slowfood.com/
http://www.slowfoodbrasil.com/
http://newronio.espm.br/index.php/2009/03/03/slow-movement/
http://store.slowfood.com/store_com/welcome.lasso
http://pt.wikipedia.org/wiki/Slow_Food
http://lazer.hsw.uol.com.br/fast-food3.htm

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: