Absurdo!!!

Hoje, resolvi postar um comentário a respeito de uma notícia veiculada no Jornal A Notícia (http://www.anoticiaregional.com.br) desta quinta feira, 09/04/2009, página 3, intitulada: Pena para a população.
Eis a foto do aviso afixada em várias repartições públicas municipais:

protecao-aos-servidores-rodrigo-andrade

Sem entrar no mérito se os cartazes com os dizeres: “Desacato, artigo 331, desacatar funcionário público no exercício da função ou em razão dela; pena, detenção de seis meses a dois anos ou multa”, estavam antes do governo do Prandini e permanecem agora, é necessário que se diga que é uma FALTA de respeito com o cidadão, principalmente, àquele que paga impostos para os salários da máquina administrativa.
Eu resolvi postar este comentário por tamanha indignação, pois o funcionário público é funcionário do cidadão e não da Prefeitura e nem do Prefeito (Governo), nós é que pagamos o salário deles. Eles têm seus DIREITOS mas também seu DEVERES.
Tirando alguns funcionários que, realmente, vestem a camisa do funcionalismo, eu mesmo já vivi na minha própria pele, o péssimo atendimento por parte de alguns funcionários públicos (não são todos).
Agora, quem trabalha na área de saúde, como eu, tem que ter acima de tudo bom senso, paciência, respeito e educação para o atendimento aos PACIENTES que muitas vezes, em um ato de desespero possa ultrapassar alguns limites, exarcebar-se, e que, com nosso preparo (e acredito que a maioria dos funcionários públicos deveriam passar por um curso de capacitação onde a educação, e o bom trato ao cidadão seja a tônica) possamos atenuar suas dores e amarguras, que muitas vezes são impostas por uma sociedade hipócrita e discriminatória.
Sugiro que NÃO retire as placas com os dizeres, mas que anexe à elas um artigo (ou algo oficial) que fale do RESPEITO ao CIDADÃO pelo funcionalismo público (em todos os governos e desgovernos).
Vale ressaltar e tornar público que existe um Código de Ética do Servidor Público Executivo Federal (http://www.oas.org/Juridico/spanish/etibras.htm) e um Regime Disciplinar dos Servidores Públicos (vários links no Google), e mesmo sendo Federal serve como base na falta de um código municipal.

Anúncios

3 Respostas to “Absurdo!!!”

  1. ANDERSON Says:

    Concordo em partes com sua revolta, mas mesmo o funcionario publico sendo funcionario do “povo”, eles não são obrigados a ouvir desaforo sem proposito…. concordo que ha funcionarios que num tenha um minimo de educação, mas a de convir que existem mto mais pessoas que não são func. publicos que estrapolam… e num vejo isso como forma de intimidação e sim de prevenção contra aqueles ignorantes que pensão q func. publico tem que ser escravo deles… Para o povo que sabe conversar e tratar com respeito todos e qualquer pessoa esse aviso passa desapercebido!
    Mas fica ai minha opinião…

    • bocaonopulpito Says:

      Caro Anderson,
      muito obrigado pela visita. Divulgue meu blog.
      Há uns post sobre gentileza urbana que responde a você. É necessário e urgente o ressurgimento da gentileza urbana em ambos os lados – os funcionários públicos e a população. Claro que nos dois lados há pessoas de uma Educação Exemplar.
      E como eu disse em algum post EDUCAÇÃO é a SOLUÇÃO para TODOS os problemas e crises.
      Abraços.

  2. marco aurelio Says:

    nao concordo com vc … pq em qualquer organização (empresa) que se preza nem o proprio empresario tem direito de desacatar um colaborador (funcionario) e garanto a vc que tem muitos cidadaos muito mal educados … e outra coisa estamos para trabalhar e nao para ser tratados como animais. Nao se jula todos por um , se ele foi mal educado ou coisa do tipo, vc deve reclamar paa o superior pq se vc achou ridiculo e improprio o atendimento mais ridiculo é vc desacata-lo ou agredir ele verbalmente!

    e eu com o direito de dizer oq achei dessa sua tese eu digo!
    esta um lixo!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: