Nelson Mandela

O defensor de uma sociedade democrática livre e multirracial

mandela

Por 27 anos Mandela foi mantido preso. Vários acordos, dos mais diversos tipos lhes foram propostos para que desistisse, para que traísse sua luta e, pior, seu povo. Ele resistiu. É dele a frase que diz: liderar é uma questão de princípios, é perceber que nada que favoreça o indivíduo fortalecerá a nação.

Mandela não é um negro que passou a vida lutando contra o racismo, Mandela é um homem que passou a vida lutando por justiça. Como homem negro, em um país racista, a luta por justiça era, antes de tudo a luta contra o racismo. Mas Mandela é, talvez nos dias atuais, o maior líder vivo, uma das poucas pessoas que, efetivamente têm algo a dizer ao Norte, ao Sul, aos brancos e aos negros, aos asiáticos, aos europeus e aos africanos.

Mandela é um lider global. Seria necessário que houvesse outros como ele. Seu exemplo, sua garra, sua serenidade e, principalmente, seu exemplo, devem nos inspirar a lutar sempre e mais por um mundo mais justo, sem desigualdades, sem discriminações, um mundo para todos e para todas, independente de quem sejam ou de onde venham.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: