O Fracasso da Globalização

Fracassa a Globalização

 

O Documento da ONU não esconde sua preocupação diante desse modelo que prefiro qualificar de globocolonização, por se tratar da imposição, ao resto do mundo, do modelo impetrante nos países desenvolvidos do Hemisfério Norte – o livre mercado como senhor absoluto da economia, incensado pelo muito de que ele é capaz de, num passe de mágica, reduzir as desigualdades sociais e assegurar empregos.

Suas vantagens estão fora do alcance de muitos, enquanto que os países ricos defensores de sua aplicação são reis.

A corrupção aumentou, o terrorismo mundial ameaça as sociedades abertas. O futuro dos mercados está cada vez mais incerto.

A governança global está em crise.

A diferença sócio-econômica entre os países ricos e pobres aumentou desde o início dos anos 90. Um pequeno grupo de nações, que abriga apenas 14% da população mundial, domina metade da renda do comércio Internacional. A globalização não atendeu às suas simples aspirações por empregos decentes e um futuro melhor para seus filhos. Até nos EUA declina o otimismo frente á globalização e ao livre comércio.

Em 1990 57% da população com renda acima de US$ 100 mil/ ano defendia o livre comércio. Hoje, só 28% o fazem. E, a proporção dos que defendem o fim do livre comércio saltou de 17% , em 1999, para 33% em 2004. Isso significa que a classe média americana já começa a sentir os efeitos negativos da globocolonização.

Empregos de alto nível estão sendo transferidos a outros países, por salários mais baixos. E o desemprego ameaça. Hoje 40% da população doa EUA consideram positivo o atual modelo de globalização. Em 1999 eram 53%. Desde o início do governo Bush, em janeiro 2001, mais de 2,5 milhões de postos de trabalho foram fechados nos EUA. 

O que você acha deve ser feito para diminuir os efeitos da globalização?

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: